PRESIDENTE DOS VENCEDORES
Os cristãos já não evangelizavam mais, pois pensavam que Deus estava em seus templos, sendo que Salomão mesmo disse que nenhuma casa terrestre o pode comportar I Reis 8:27. Esta situação se vê até hoje nos descendentes diretos daquele tipo de cristianismo - o católico romano.Infelizmente esse quadro perdurou até a idade média, nem mesmo os reformadores mudaram esse quadro resgatando o que era de suma importância na igreja primitiva, o evangelismo pessoal.Com o avivamento de John Wesley resgatou-se o evangelismo em massa, o pregador ia até ao pecador, não ficava esperando que este, viesse ao templo para se converter.Mas ainda estava longe do método neotestamentario!
Essa é a situação da igreja atual, todos nós esperamos que o pecador venha nos cultos de domingo a noite, para então Deus de uma maneira miraculosa, o tocar e ele se converter.Não queremos ir atrás das almas, queremos que elas venham até nossos templos; lembra do que Jesus disse? Ele disse: “Ide e pregai” e não, “deixe que eles venham e então você pregue”!
Precisamos despertar-nos para a obra `a qual o Espírito de Deus nos tem chamado,o velho “Ide” continua atual ele não foi mudado, Deus ainda continua chamando os crentes para a pesca.Seitas como os mórmons e as testemunhas de Jeová, descobriram isso e estão pregando um outro evangelho semeando o joio no meio do trigo Gálatas 1:8 temos que dar um basta nessa situação!
EVANGELISMO PESSOAL O MÉTODO DO NOVO TESTAMENTO
O Método De Cristo
Jesus sempre usava o evangelismo pessoal, lançava mão de termos como: pescar e semear, algo que só podemos fazer pessoalmente, mais do que isso Ele a ensinou comissionando:
a) os doze Marcos 3:13,14
b) os setenta Lucas 10:1
c) e por fim, todos os discípulos Marcos 16:15
O MÉTODO DA IGREJA PRIMITIVA
Seguindo a ordem de seu mestre, os apóstolos e todos os crentes primitivos, não deixaram de usar o evangelismo pessoal e os resultados eram tremendos.Vejamos:
“ Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte,anunciando a palavra.E, descendo Filipe `a cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo”.(Atos 8:4,5)
Posteriormente com a conversão de Saulo de Tarso o evangelismo pessoal explodiu de vez,falando aos anciãos de Éfeso ele diz:
“ Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas”.(Atos 20:20)
Os frutos deste tipo de evangelismo eram maravilhosos.Veja o que Lucas registra:
No principio era apenas um pescador - Jesus. Depois doze almas que foram treinadas por cristo Lucas 6:13 após esses doze, vieram mais setenta, Lucas 10:1 em Pentecostes o número já era de 120, Atos 1:15, a multidão alargou-se para quase 3.000 almas Atos 2:41, era algo contagiante pois a multidão crescia cada vez mais e chegava `a 5000 Atos 4:4 ; 5:14,o número dos discípulos crescia e multiplicava Atos 6:1,7,as igrejas se multiplicavam Atos 9:31,e por fim diz o apostolo Paulo que aquele evangelho tinha sido pregado a toda criatura debaixo do sol Colossenses 1:23.É algo realmente miraculoso não é? Mas será’ que isto se encerrou com a era apostólica? Será que os apóstolos tinham algo que nós não possuímos hoje? Sim e não. A diferença entre os crentes primitivos e nós é que eles obedeciam, levavam a sério o “Ide” de Jesus. Você tem o mesmo Jesus, a mesma mensagem, o mesmo evangelho, os mesmos tipo de pecadores, então o que falta?Por que nossas igrejas estão vazias e os templos das seitas cheios?Por que, se o nosso Deus é o mesmo, ontem, hoje e o será para sempre? Hebreus 13:8. Creio então que o problema esta em nos, não em Deus ou nos pecadores, não são eles que estão com o corações mais duros, somos nós !